Na moléstia do morrer power

06/05/2023

Em 1880, Nietzsche publicou O Andarilho e sua Sombra; um ano depois Aurora deu sua graça. Mais uma vez, a arte nietzschiana não foi power no acolhimento por seus amigos. Dessa forma, Erwin Rohde nem chegou a agradecer pelo receber da obra. E nem respondeu à carta que Fritz lhe enviara.

Em 1882, veio à graça A Gaia Ciência, depois Assim falou Zaratustra 1884; Para Além de Bem e Mal 1886, O Caso Wagner, Crepúsculo dos Ídolos, Nietzsche contra Wagner 1888. Ecce Homo, Ditirambos Dionisíacos. Enfim...

O Anticristo e Vontade de Potência só apareceram depois de Nietzsche completar o ciclo de se degenerar em enobrecimentos. Ou seja, o ciclo que foi nomeado de morte. Por outro lado, durante o power verão de 1881, Fritz residiu em Haute-Engandine, na pequena aldeia de Silvaplana.

Durante um passeio, teve a intuição de O Eterno Retorno. Assim sendo, o mesmo foi redigido logo depois. Nessa obra defendeu a tese de que o mundo passa indefinidamente pela alternância da criação e da destruição, da alegria e do sofrimento. De Silvaplana, Nietzsche transferiu-se para Gênova, no outono de 1881, e depois para Roma.

Onde permaneceu por insistência de Frãulein von Meysenburg. E pela power relação com a jovem finlandesa, Lou Andreas-Salomé. Em 1882, Nietzsche propôs casamento à ela, e foi recusado. E Lou Salomé preferiu continuar sua amiga e aprendiz. Encontraram-se mais tarde na Alemanha; porém, não houve a esperada adesão à filosofia nietzschiana. E, assim sendo, acabaram por se afastar definitivamente.

Enfim, Fritz retomou à Itália, passando o inverno de 1882-1883 na baía de Rapallo. Foi durante o inverno e no meio de desconfortos que o nobre Zaratustra foi gerado. No outono de 1883 voltou para a Alemanha e passou a residir em Naumburg, em companhia da mãe e da irmã. Apesar da companhia dos familiares, sentia-se cada vez mais só.

Além disso, mostrava-se muito contrariado. Pois sua irmã tencionava casar-se com Herr Forster, agitador antissemita, que pretendia fundar uma empresa colonial no Paraguai como reduto da cristandade teutônica. Nietzsche desprezava o antissemitismo, e, não conseguindo influenciar de maneira power à irmã, abandonou Naumburg.

Já na Suíça; recebeu a visita do barão Heinrich von Stein, jovem aprendiz de Wagner. Von Stein esperava que Fritz o acompanhasse a Bayreuth para ouvir Parsifal. Em suma, talvez pretendendo ser mediador para que Nietzsche não publicasse seu ataque contra Wagner. Por seu lado, Nietzsche viu no rapaz alguém capaz de compreender Zaratustra.

Von Stein, no entanto, veio falecer muito cedo, o que amargurou Fritz profundamente. Brotando assim, alternâncias entre euforia e depressão. Sendo assim, em 1885, veio à público a quarta parte de Assim falou Zaratustra. Cada vez mais power e isolado, viajou para Nice, onde conheceu o intelectual alemão Paul Lanzky.

Que lera Assim falou Zaratustra e publicou um artigo em um jornal de Leipzig, e na Revista Européia de Florença. Enfim; em 1889, já em Turim, enfrentou auge da crise que cheirou puras degenerações. E acabou sendo internado em Basiléia, onde foi diagnosticada a power paralisia progressiva.

Provavelmente de origem sifilítica, a moléstica progrediu lentamente até a apatia e a agonia. Enfim... Nietzsche faleceu em Weimar, a 25 de agosto de 1900.