E aí ictus cordis

14/04/2023

Olá internautas 2ooe0nze. Hoje a pira é uma comédia? Quem saberá dizer? Do que sabemos até aqui... É que este conteúdo é algo do tipo: E aí ictus cordis... Enfim.

Para quem não lembra, o ictus cordis, é choque da ponta; ou impulso apical. Ou seja, é o local da parede do tórax onde se pode palpar as impulsões cardíacas. A localização usual depende do biotipo geneticamente predestinado de cada qual indivíduo.

Dessa forma, os normolíneos, situa-se entre o quarto e o quinto espaço intercostal esquerdo. Isso ao nível da linha médio-clavicular esquerda. Este ponto corresponde à zona onde o coração está mais próximo do gradil costal.

Em suma, o ictus cordis, é o que traduz todo contato da porção anterior do ventrículo esquerdo, com a parede torácica durante a fase de contração isovolumétrica. Embora os termos impulso apical e choque da ponta sejam comumente utilizados para denominar o cordis. O mesmo não se trata da percepção da ponta do coração em contato com a parede torácica. Visto que o ápex cardíaco localiza-se para o interior do tórax e lateralmente ao ponto onde se percebe o ictus.

O ictus cordis é percebido, à palpação, na forma de batidas bruscas. Estas correspondem à propulsão da ponta do ventrículo esquerdo durante a sístole ventricular. Para palpá-lo, se utilizam as polpas digitais. O ictus se localiza, geralmente, no quinto espaço intercostal esquerdo, sobre a linha hemiclavicular. Se for palpado mais para baixo ou mais para a esquerda, sugere cardiomegalia. Assim sendo...

Devem ser observados, também, seu diâmetro, sua amplitude e duração. Enfim, em pessoas com mamas grandes, obesidade, parede torácica muito musculosa ou com aumento do diâmetro anteroposterior do tórax... A palpação do ictus pode não ser possível.

Seja como for. Numa leitura mais simbólica; numa perspectiva 2ooe0nze... Sentir batidas bruscas de outro corpo num abraço em perceptividades carinhosas... É algo mágico. Sendo assim. Se entregue aos braços de alguém hoje. E imperceptivelmente sinta toda potencialidade que este conteúdo 2ooe0nze lhe deseja.

E imperceptivelmente perceba todas as capacidades que habitam entre quatro braços conectados. Ou seis. Oito, dez, vinte, duzentos, 2ooe0nze, etc. E seja abastecido pelo combustível mais power pra hoje. Ou seja... O acalorado contato pele a pele.